De acordo com o pronunciamento do Ministério da Saúde e o seu pronunciamento, a terceira dose da vacina contra covid será aplicada em pessoas maiores de 18 anos.
Mas, o Brasil é um dos únicos países que irá adotar estes cuidados por isso, é preciso entender melhor sobre esta notícia.
Continue lendo a seguir e entenda mais sobre como irá funcionar a terceira dose da vacina no Brasil.
Quando as pessoas poderão tomar a terceira dose da vacina?
De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, todos os brasileiros que tomarem a sua segunda dose, poderão tomar a terceira em um intervalo de cinco meses.
Esta terceira dose da vacina se aplica para os casos de coronavac, astrazeneca e Pfizer.
Mas, para as pessoas que tomaram a vacina da Janssen, que até então era de apenas uma dose única, já está sendo recomendada pelos especialistas uma segunda dose de reforço, com um intervalo de dois meses entre elas.
Neste sentido, serão desenvolvidas campanhas para informar a população sobre os principais detalhes desta vacinação e de seu cronograma.
Estas informações poderão ser disponibilizadas através de calendários disponíveis e oferecidos pelas secretarias de saúde dos municípios e dos estados, apresentando os dias e a quantidade de doses de vacinas disponíveis para toda a população.
E, de acordo com pesquisas e dados disponíveis, cerca de 12 milhões de brasileiros já podem tomar o seu reforço da vacina no final do ano de 2021, podendo dar início a esta terceira etapa da campanha para o combate contra o covid.
Qual a vacina recomendada para cada caso?
De acordo com profissionais da área da saúde e especialistas na imunização, a preferência para a dose de reforço é que ela seja de uma marca diferente das outras vacinas que foram tomadas anteriormente.
Ou seja, pessoas que foram imunizadas com vacinas da Pfizer, por exemplo, podem tomar a AstraZeneca em sua terceira dose, para garantir uma maior eficácia.
E, as vacinas distribuídas para estes casos serão suficientes para imunizar a população de forma completa, já que o responsável se disponibilizaram a comprar mais unidades se necessário.
Como a campanha vai funcionar para as pessoas que se imunizaram com a Janssen?
O Ministério Público liberou um anúncio com dados dizendo que a Janssen era uma vacina de dose única de imunização, mas, ainda assim, algumas dúvidas permanecem sobre este assunto.
De acordo com as determinações dos profissionais da área da saúde, as vacinas de reforço poderão ser tomadas logo após dois meses da primeira dose, mesmo ela sendo considerada única no início das campanhas.
A ideia principal é garantir que a população que tomou a vacina Janssen já fique totalmente imunizada, com o seu devido reforço, o quanto antes, para garantir uma boa proteção, de acordo com os resultados dos estudos clínicos realizados.
Estas aplicações e reforços são regulamentadas dentro do território brasileiro pela Anvisa, mas, apesar disto, ainda há um planejamento que está sendo desenvolvido sobre a sua distribuição.
Existem muitos brasileiros que ainda não tomaram a sua segunda dose da vacina e, este pode ser um dado preocupante para a campanha de imunização.
Dessa forma, para entender como a terceira dose da vacina está sendo distribuída, é preciso acompanhar de perto a campanha e buscar manter sempre sua imunização em dia, para auxiliar no combate do coronavírus, protegendo suas vidas e garantindo que esta doença não se perpetue ainda mais.