Uma análise detalhada do fluxo de caixa de uma empresa pode ser determinante para saber como anda a saúde financeira do negócio. Essa importante ferramenta de controle e organização financeira deve ser realizada periodicamente
Hoje iremos falar tudo o que você precisa saber sobre fluxo de caixa, quais são seus procedimentos e sua importância para a área financeira da empresa.
Se você tem dúvidas sobre esse tema, esse conteúdo poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Confira.
O que é o fluxo de caixa?
Quando estamos falando do fluxo de uma empresa estamos falando das quantias recebidas e pagas durante certo período de tempo. Gerir o fluxo de caixa significa registrar detalhadamente as entradas e saídas de dinheiro com ganhos e gastos.
Existem diversas vantagens em documentar as entradas e saídas de uma empresa, pois quanto mais planejamento e controle financeiro você tiver do seu negócio melhor serão as previsões e mais consistentes poderão ser as tomadas de decisões envolvendo a vida financeira de sua empresa.
Ter uma visão ampla dos ganhos e gastos de sua empresa pode evitar prejuízos e auxiliar na definição de estratégias que visem o ganho de lucro real. O fluxo de caixa pode ser também definido como um instrumento que reflete os resultados de sua gestão financeira. Parece, e é uma ferramenta indispensável para quem quer ter conhecimento e pisar em um terreno firme com a vida financeira do seu negócio.
O fluxo de caixa pode ser registrado de acordo com o período de tempo de sua preferência. Eles podem ser registrados diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente dependendo da necessidade que a empresa tem de acompanhar as movimentações financeiras.
Os dados coletados periodicamente podem servir como uma importante ferramenta para ter uma visão expandida sobre o desempenho de seu negócio. Será possível analisar os períodos positivos e negativos e definir estratégias baseando-se neles. Com o fluxo de caixa também é possível fazer previsões de gastos e ganhos baseando-se nos históricos coletados.
É preciso notar, porém, que essa ferramenta funciona apenas se houver a atualização rigorosa das entradas e saídas da empresa. Um fluxo de caixa que não é registrado rigorosamente pode não ter utilidade, pois não terá os dados precisos que auxiliam na definição do planejamento baseada nos números coletados periodicamente.
Vantagens de utilizar o fluxo de caixa
A utilizar o fluxo de caixa como uma ferramenta de controle e organização financeira você poderá obter algumas vantagens:
-
Como prever, controlar e planejar as entradas e saídas de dinheiro por um determinado período de tempo.
-
Tornar as tomadas de decisão mais consistente, baseada em dados reais sobre o fluxo de caixa de sua empresa.
-
Planejar promoções e liquidações.
-
Verificar se a empresa possui folga financeira ou se os gastos estão sendo em seu limite.
-
Verificar se as entradas estão sendo suficientes para cobrir os gastos diários e mensais.
Gerindo de maneira inteligente
Agora que você conhece mais sobre o fluxo , pode adotar medidas para implementar essa ferramenta em sua empresa. Existem mais de um tipo de organização de fluxo e todos eles trazem benefícios e auxiliam a prever gastos e ganhos.
Uma dica que pode auxiliar no controle de fluxo de caixa é o investimento em um software de gestão financeira. A tecnologia vem se provando uma grande aliada dos processos financeiros em diversos setores. Com o uso de um software adequado, é possível obter gráficos e planilhas automaticamente, que permitem melhor visualizar a situação financeira de sua empresa.