O planejamento tributário é algo essencial para uma empresa e, para que isto seja possível, é preciso contar com um serviço de contabilidade capaz de realizar tudo com muita qualidade.
E, para cumprir todos os deveres de sua empresa, é preciso entender melhor como isto funciona, para ter os melhores resultados.
Para entender melhor sobre planejamento tributário, reconhecendo sua importância e como ele funciona, continue lendo a seguir e entenda mais sobre este assunto.
O que é planejamento tributário?
O planejamento tributário é um tema muito comentado dentro das empresas e, por isto, pode receber outros nomes, como elisão fiscal.
Este planejamento é composto por diversas estratégias, estudos e ações que são cuidadosamente elaboradas, para garantir que a carga tributária de uma empresa seja reduzida dentro dos quesitos legais.
Por isto, tudo deve ser muito bem estruturado, avaliando bem todas as principais características dos seus negócios, para que as melhores decisões sejam tomadas.
Dentro de um planejamento tributário, são estudadas algumas ações, como:
-
Evitar que um tributo seja incidido
A principal forma de economizar em sua atuação dentro do sistema tributário brasileiro é o planejamento, garantindo que o tributo não recaia em cima de outros serviços de sua empresa de forma inesperada.
-
Valores de recolhimento reduzidos
O pagamento dos impostos é algo inevitável, mas, apesar disto, é possível desenvolver estratégias para que o percentual recolhido seja reduzido.
-
Oferecendo um retardo para o pagamento das obrigações de uma empresa
O planejamento tributário permite ainda que o pagamento dos impostos de uma empresa seja retardado. E, isto pode ser feito de forma rentável, sem a necessidade do pagamento de grandes parcelas ou multas.
Como o planejamento tributário pode ser realizado na prática?
Para que o planejamento tributário seja bem sucedido, é preciso seguir algumas etapas, contando com a orientação de um profissional especializado dentro desta área.
Neste sentido, estas etapas são:
-
Coleta de dados de uma empresa
Para começar o planejamento tributário de uma empresa, primeiro é preciso coletar alguns dos seus principais dados, como as suas atividades do negócio, operacionais administrativos, porte da empresa e qual é o seu enquadramento tributário.
-
Análise de sua natureza jurídica
A natureza jurídica de uma empresa é o seu formato legal e existem cerca de 25 tipos de naturezas que devem ser analisadas, para que se encaixem na realidade da empresa em questão.
-
Escolha do melhor regime tributário
Uma vez que a coleta de dados e avaliação do modelo da empresa foi realizada, é preciso entender como pode ser escolhido o melhor regime tributário.
Neste sentido, esta escolha pode representar uma apuração e todo o recolhimento dos impostos, tornando muito importante o planejamento neste sentido.
-
Elaboração do melhor plano tributário
Depois de toda a análise e reconhecimento dos dados empresariais, é chegada a hora de escolher como será a operação dentro deste cenário, para garantir que os impostos e os outros principais gastos sejam reduzidos consideravelmente.
O planejamento tributário é essencial para o planejamento de uma empresa, principalmente dentro do seu controle de gastos.
Mas, para que isto seja feito da melhor forma, é preciso contar com uma equipe de profissionais da contabilidade especializados, que saibam como oferecer sempre o melhor para todos os seus clientes.
Para saber mais sobre o planejamento tributário, colocando em prática em sua empresa, não perca mais tempo e faça uma consulta com quem entende do assunto, para ter uma boa orientação de como tudo isto pode ser realizado.