Regularizar MEI é um tema super importante, principalmente para os trabalhadores liberais e autônomos. Se você ainda não sabe como fazer isso, essa breve leitura vai trazer tudo o que você precisa em termos de informação e dicas.
Com o crescimento do empreendedorismo individual no Brasil e com os benefícios da regularização que o MEI oferece, muitas pessoas já estão usufruindo desse recurso, porém, algumas pessoas ainda não possuem clareza das suas obrigações em relação ao MEI e alguns problemas podem surgir.
Nesse artigo você vai aprender exatamente do que se trata o MEI, quais as suas principais vantagens e também o que você precisa saber e fazer para regularizar o seu registro e ter mais tranquilidade na sua vida financeira e tributária. Confira:
O que é um MEI e quais as vantagens
Antes de mais nada, é importante que você saiba do que se trata o MEI e todas as vantagens que ele oferece.
É fato que o empreendedorismo individual no Brasil tomou proporções gigantescas e muitas pessoas hoje, principalmente com o advento da Pandemia do Covid-19 viram sua vida profissional e suas finanças mudarem.
Com isso, muitas pessoas estão investindo em profissões autônomas, em outras formas de registro e contrato de prestação de serviços e também abrindo os seus próprios negócios.
Regularizar o MEI é muito importante para que você possa ser um contribuinte e acessar direitos, inclusive, direitos e benefícios exclusivos que o Governo criou para ajudar esses empreendedores.
Mas afinal de contas, do que se trata o MEI? Vamos entender melhor:
A sigla MEI corresponde à microempreendedor Individual. Trata-se justamente da figura jurídica desse profissional autônomo que passa a ter um registro e ser legalizado como uma empresa. Ou seja, pode ser também o registro de uma pequena empresa.
Para abrir o seu MEI, você precisa entrar no site do governo e dar entrada no processo. Basicamente, ele não é difícil, mas você precisa preencher alguns requisitos e atender a determinados critérios.
Outra questão é que você, além de passar a ser uma pessoa jurídica e termos determinados benefícios e direitos, também passa a ter determinadas obrigações, como fazer um pagamento mensal de uma contribuição e declarações anuais.
Uma vez que você abre o seu registro, é muito importante estar atento e ciente das suas obrigações, pois o não cumprimento delas poderá resultar em multas e punições, como o bloqueio do seu CPF, por exemplo.
Para Regularizar MEI você pode contar com os serviços de um contador ou advogado, ou poderá você mesmo se inteirar das suas obrigações e procedimentos necessários.
Aqui vão algumas dicas:
Como deixar o seu MEI em dia
Não é difícil regularizar MEI, basta que você siga todas as etapas dispostas no site do governo e cumpra com o pagamento das suas taxas.
Muitas pessoas, muitas vezes, abrem o registro no MEI em um determinado momento, quando estão trabalhando de forma autônoma ou investindo em uma empresa própria, mas, no decorrer do tempo, mudam de planos, entram em uma empresa e acabam deixando de lado o registro e as obrigações mensais.
Isso gera problemas e pode, como mencionamos, resultar em multas, irregularidades e punições.
Você pode cancelar o seu MEI a qualquer momento, e você precisa fazer isso se não pretende mais usá-lo e nem pagar as taxas mensais.
É válido saber que uma vez cancelado, esse MEI não poderá ser reaberto, mas você poderá fazer outro se assim desejar.
Organize a sua vida financeira e tributária – Regularizar MEI
Para regularizar MEI e ter uma vida financeira mais tranquila, não perca nossos conteúdos! Confira mais!