R. Antonio Pereira Guimarães, 196 - Poços de Caldas - MG
(35)3722-8860

Regularização do CNPJ, como fazer?

Regularização do CNPJ, como fazer?

O CNPJ de uma empresa é requisito fundamental para que ela funcione de forma adequada, realize compras e movimente contas bancárias. Veja regularização do CNPJ.

Assim, se seu CNPJ está com problemas, veja como funciona a regularização do CNPJ, como fazer e quais as principais informações para ter sua documentação regularizada no menor tempo possível!

Porque o CNPJ pode estar irregular?

O CNPJ pode ficar irregular de acordo com algumas obrigações com a Receita Federal que não são realizadas ou que são feitas de forma insuficiente. O CNPJ fica irregular quando no site da receita ele é apontado como:

  • CNPJ inativo

O CNPJ inativo é quando a empresa fica sem movimentação, portanto, não possui lucro líquido. Assim, a receita considera que o CNPJ e a empresa são inativos.

  • CNPJ inapto

A categoria de CNPJ inapto ocorre quando a empresa não presta as devidas informações à Receita Federal. Nesse caso é preciso regularizar o CNPJ para não ter maiores problemas.

Veja mais informações sobre regularização do CNPJ, como fazer!

Regularização do CNPJ, como fazer?

O CNPJ fica inapto quando uma empresa não declara imposto de renda ou quando transmite dados incompletos ou de forma omissa e é pego pela malha fina da receita.

Também pode acontecer quando a empresa não faz uma das declarações acessórias obrigatórias em um período de dois anos. Assim, ao consultar o CNPJ o mesmo terá status de inapto, comprometendo diversas atividades da pessoa jurídica. As declarações obrigatórias para empresas são:

  • ECF

A Escrituração Contábil e Fiscal deve ser transmitida até o final de julho de todos os anos.

  • GFIP

A Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social

  • RAIS

A Rais é a Declaração anual de informações e salários

  • DCTF

A declaração de Débitos e Créditos tributários federais

Se você quer saber mais sobre a regularização do CNPJ, como fazer, confira as informações seguintes.

  • Existem dois processos que devem ser feitos para regularizar o CNPJ. Um deles é a regularização das omissões e o outro a das inaptidões. Os dois devem ser verificados para que o CNPJ volte ao normal.
  • Para regularizar o CNPJ que está inapto por omissão é preciso enviar as escriturações fiscais, declarações dos últimos cinco anos de exercício fiscal que foram omitidas.
  • Para regularizar a inaptidão é necessário consultar as pendências e verificar o que está faltando enviar à Receita Federal.
  • Se faltar alguma declaração ou pagamento de algum imposto, esse fato estará indicado no site da Receita quando consultar pendências.
  • Regularize a situação indicada e faça a transmissão das declarações faltantes.
  • Vá até uma agência da Receita Federal e verifique se a documentação entregue é suficiente para regularizar o CNPJ.
  • Aguarde o prazo que, em geral, é de quinze dias, e verifique se o CNPJ voltou ao normal. Caso tenha algum problema, volte a consultar a Receita Federal e veja quais documentos você ainda precisará entregar.

Se você viu como funciona a regularização do CNPJ, como fazer, já deve imaginar que a melhor forma de evitar que isso ocorra é contar com um contador com experiência em escrituração e declarações fiscais.

Evitar que o CNPJ fique inapto é a melhor saída para que as empresas não sofram com penalidades, multas e ainda tenha problemas para comprar de fornecedores, emitir cheques, abrir e movimentar contas bancárias.

A regularização do CNPJ implica ainda na possibilidade de participar de novas inscrições em outro CNPJ, permite baixar a empresa no caso de fechamento e concede validade dos documentos fiscais.

Não deixe de efetuar todos os passos para regularização do CNPJ, como fazer, agora mesmo e fique em dia com a Receita Federal!

Mostrar Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *