R. Antonio Pereira Guimarães, 196 - Poços de Caldas - MG
(35)3722-8860

Regime Tributário: Saiba Como Escolher O Melhor Para Sua Empresa!

Regime Tributário: Saiba Como Escolher O Melhor Para Sua Empresa!

Se você está prestes a abrir uma empresa, fique ciente de que a escolha do regime tributário é um dos passos mais importantes que você dará nesse momento.

Ao escolher o regime ideal, você pagará menos impostos e, consequentemente, terá uma margem de lucro maior – e tudo isso mantendo o seu negócio dentro de todas as legalidades.

Neste artigo você vai conferir um pouco de cada um dos regimes e, também, quais são os principais itens que você deve avaliar para fazer uma boa escolha.

Regime tributário: quais são eles

Há diferentes tipos de regime tributário e um deles será o melhor para a sua empresa. Há determinados pré-requisitos para fazer parte de cada um deles, mas, aqui, traremos um pouquinho sobre cada um deles.

Lucro Real

Podemos dizer que o Lucro Real é um dos regimes mais complexos, pois ele realiza a apuração da Contribuição Social e do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica diretamente sobre o Lucro Líquido (CSLL) do negócio.

No caso deste regime, os encargos podem aumentar ou diminuir a depender do lucro registrado.

Outro ponto importante é que caso a empresa apresente prejuízo fiscal ao decorrer do período tributável, não será preciso pagar os tributos sobre o lucro. E quem pode optar por este regime? Toda empresa com receita bruta acima de R$78 milhões deve escolher o Lucro Real obrigatoriamente.

Lucro Presumido

O Lucro Presumido não é das formas mais simples, mas, com certeza, é bem mais simples do que a opção anterior. O Lucro Líquido e o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica são realizados a partir de um percentual estimado do lucro.

A Receita Federal estima que uma porcentagem do faturamento é o lucro, não sendo mais necessário comprovar se houve, de fato, lucro no período de recolhimento.

Este regime pode ser escolhido pela maioria das empresas no país, sendo os requisitos apenas um faturamento abaixo de R$ 78 milhões anuais e que, além disso, não seja de segmentos específicos, como bancos e empresas públicas.

Simples Nacional

Como o próprio nome já diz, é o regime tributário mais simples dos três. Porém, ele normalmente só cabe às Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempresas (ME).

A tributação é recolhida através da DAS e o valor é determinado pela atividade exercida. Apesar de o Simples Nacional ser, de fato, mais simples, ainda há suas particularidades, obrigações e deveres.

Há um detalhe muito importante nisso tudo: você não precisa escolher um regime e ficar com ele para sempre. A escolha do regime tributário tem validade de 12 meses.

Ou seja, depois de 1 ano você poderá rever os critérios e realizar a mudança se desejar.

Como escolher o melhor regime tributário

Na verdade, para conseguir escolher o regime tributário é preciso, no caso de uma empresa que ainda não está instituída, fazer um levantamento das expectativas – de forma realista – para escolher.

Então, é preciso ter um conhecimento do seu negócio e, também, claro conhecimento de todos os regimes disponíveis.

Para quem já está no mercado acaba sendo um pouco mais fácil, pois há informações mais quantitativas para escolher (considerando a virada do ano depois de 12 meses).

De modo geral, há algumas coisas que você não pode deixar de avaliar antes de optar por um regime, sendo elas:

  • Planejamento financeiro
  • Margem de lucratividade
  • Atividade da empresa
  • Volume de importação
  • Número de funcionários
  • Se haverá importação ou não
  • Tipo de negócio (e-commerce ou físico)
  • Plano de negócios

Levante o máximo de informação possível e compare todos os cenários para conseguir chegar a uma conclusão assertiva.

Apesar de o Simples Nacional sempre parecer a melhor opção (quando é possível optar por ele), algumas vezes o Lucro Presumido pode ser mais vantajoso. Por isso, não deixe de avaliar pontualmente o seu caso.

Conte com um profissional

A contabilidade de uma empresa, seja ela grande ou pequena, não é nada fácil, principalmente no momento de escolher o regime tributário.

Por isso, é fundamental contar profissionais habilitados e qualificados, os quais conseguirão encontrar o melhor tipo de regime para o seu negócio em específico.

Ter uma boa equipe contábil é um dos melhores investimentos que um negócio pode fazer.

Sendo assim, não deixe de entrar em contato com um bom escritório para determinar, de forma assertiva, qual será o melhor regime tributário para a sua empresa.

Mostrar Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *