R. Antonio Pereira Guimarães, 196 - Poços de Caldas - MG
(35)3722-8860

Pandemia no mundo hoje

pandemia no mundo hoje

Cenário caóticos como os provocados por uma pandemia longa e mortal como a Covid 19 costumam impactar mundialmente a economia e levar tempos até que a recuperação completa seja sentida.

No entanto, algumas mudanças comportamentais e sociais tendem a ficar, sobretudo as tecnológicas. Mas como saber o que se passa em um cenário que se modifica a todo instante? Confira todas as notícias sobre a pandemia no mundo hoje!

Como estão os números atualmente?

Os dados mais atualizados no mapa mundial da Covid, que foi desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins e estão disponíveis para acesso em tempo real pela internet para quem se interessar, apontam em meados de outubro, o total de casos mundiais em pouco mais de 242 milhões.

Já as mortes estão muito perto de cinco milhões de pessoas em todo o mundo vitimadas pelo Novo Coronavírus e que não puderam ser vacinadas a tempo. No entanto, as quantidades de doses de vacina aplicadas mundialmente são animadoras.

Segundo o mesmo mapa, em todo o mundo já foram aplicadas mais de 6 bilhões de doses de vacina, um número expressivo diante da pandemia no mundo hoje.

Economia mundial

Como duramente aprendemos, a pandemia não traz impactos somente no setor da Saúde, mas reflete potencialmente setores da economia em todo o mundo, especialmente pelos seguintes motivos:

  • Isolamento social

O isolamento social forçado que foi provocado pela necessidade iminente de evitar contágio em massa da doença também afetou o consumo e a produção de diversos setores.

Entre os muito afetados podemos citar o turismo, que em todo mundo representa um número enorme de trabalhadores demitidos e de redução do PIB de diversas economias mundiais.

Setores como hotelaria e serviços em geral também demonstraram quedas importantes em diversos setores.

  • Crises de demandas externas e internas

Como a grande maioria dos países de todo mundo também reduziu a produção e o comércio, as demandas externas para que o Brasil exportasse entraram em crise, da mesma forma como o consumo interno de produtos.

Essas crises aprofundam ainda mais o cenário de recessão econômica mundial, já que quase todos os países encontram ainda dificuldades para manter exportações e importações ao menos com algum grau de normalidade.

  • Saúde da população

Além dos problemas óbvios da população diretamente afetada pelo Covid, como as sequelas da doença, quando falamos na pandemia no mundo hoje podemos apontar o grande número de casos de adoecimento mental causado pelo medo provocado pelo risco de uma doença potencialmente fatal.

A saúde mental afetada compromete a capacidade de trabalho de milhares de profissionais e reduz a qualidade de vida de grande parte da população.

Apontamentos positivos para superação da crise

Mesmo sabendo do quanto o cenário econômico mundial pode ser caótico, a pandemia no mundo hoje também aponta fatores positivos para a superação da crise e dos danos profundos causados pela Covid 19.

Um desses apontamentos é que cresce em todo o mundo a capacidade de se adequar a cenários pandêmicos como o enfrentado diante de uma doença como a Covid.

Alternativas para atendimentos online, possibilidade de ensino remoto, pesquisas para desenvolvimento em vacina em tempos mais curtos foram implementados e certamente receberão investimento em termos mundiais.

Também pudemos perceber modificações positivas em termos tecnológicos e ampliação das possibilidades de trabalho remoto e implantação de novos serviços online em setores até então inexpressivos, como a organização de eventos online e segurança das plataformas desses eventos.

Mesmo setores mais tradicionais como o imobiliário passaram a oferecer a possibilidade de atendimento e envio de documentação de forma online, fator que aponta para maior desburocratização do setor de serviços como um todo.

Assim, a pandemia no mundo hoje, embora esteja ainda longe de sumir de vez dos dados globais, encontra-se certamente em uma situação bem melhor do que a que nos encontrávamos meses atrás!

Mostrar Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *