R. Antonio Pereira Guimarães, 196 - Poços de Caldas - MG
(35)3722-8860

O Leão Está Chegando: Não Deixe Para Declarar De Última Hora

O Leão Está Chegando: Não Deixe Para Declarar De Última Hora

Não deixe para declarar de última hora. Começou o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda 2022 e podemos dizer que serão muitos brasileiros que deixarão para a última hora a entrega desse documento.

Os especialistas dizem que é interessante entregar no começo. Contudo, será mesmo que isso é benéfico?

Declarar o imposto na última hora: Quais problemas eu terei?

Não deixe para declarar de última hora. Segundo os especialistas, o momento mais indicado para se fazer a declaração é nos primeiros dias, por isso será feita mais rápido a restituição do imposto devidamente e evitando pagar possíveis multas.

Confira agora boas dicas para se organizar na hora de fazer a declaração:

1.   Priorize alguns documentos

Comece primeiro reunindo informações e documentos mais importantes sobre a apuração do imposto devido. Isso inclui informes de rendimentos e despesas.

2.   Tente reunir durante o ano comprovantes sobre gastos com saúde

Diferente de outros grupos, como educação, os gastos com saúde não apresentam limitações para serem apresentados na declaração do IR.

Dessa maneira para não esquecer nada, ainda durante o ano de 2021, deixe atentos todos os comprovantes de gastos com serviços odontológicos, médicos e hospitalares. Isso vai facilitar seu trabalho em 2022.

3.   Separe documentos que comprovem seu patrimônio

Para evitar atrasos ou erros na hora de fazer a declaração, o mais recomendado é ir se atualizando ao longo do ano e fazer um levantamento de seus patrimônios, incluindo também depósitos em conta, e patrimônio material.

Além de ajudar no processo, esse acompanhamento vai facilitar para manter um controle financeiro mais apurado. Então, não deixe para declarar de última hora.

4.   Pesquise antes a modalidade que mais é adequada para sua declaração

No decorrer de 2022, você já vai ter uma boa noção do seu montante em gastos e investimentos. Dessa forma, é ótimo começar a se informar sobre a categoria de declaração que terá mais vantagens para você ou sua empresa.

5.   Tire suas dúvidas o quanto antes e não deixe para declarar de última hora

Para pessoas físicas e jurídicas que fazem a declaração de Imposto de Renda várias dúvidas podem aparecer. Então, para não atrasar o envio do documento no ano a seguir, já comece a pesquisar suas dúvidas ainda no ano anterior.

Se parecer muito difícil, com inseguranças, ou não ter tempo para fazer sua declaração sozinho, busque auxílio de um contador de confiança para te assessorar. É fundamental se prevenir se organizando antes, com o objetivo de impedir problemas futuros.

Vantagens de entregar antes:

  • Contribuintes que possuem Imposto para restituição e necessitam de recursos financeiros vão receber logo nos primeiros lotes;
  • Se livrar do compromisso e de perder datas;
  • Tem mais tempo para ajustar a declaração e procurar documentos perdidos;
  • Consegue conferir com mais tempo a declaração para entrega os documentos sem erros.

Vantagem em entregar nos últimos dias:

  • Contribuintes que possuem imposto para restituição e não precisam de recursos financeiros, podendo restituir nos últimos lotes geram uma correção monetária maior do que a maioria das aplicações financeiras pagariam (Juros Selic) e sem incidência de imposto de renda sobre o rendimento obtido;
  • Pessoas que pagarem novos valores de impostos terão um melhor planejamento no caixa para esse pagamento, pois suspenderá o prazo.

Não deixe para declarar de última hora. A Visão Contábil recomenda que os contribuintes declarem seu IR com um contador! Nós reconhecemos que contratar um profissional em contabilidade vai evitar dores de cabeça que podem ser resolvidos por ele na hora da declaração.

Mostrar Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *