Hoje vamos falar sobre a multa por não apresentação: entenda mais sobre o imposto de renda 2022. E como isso pode trazer uma série de transtornos para você contribuinte que deixar de fazer a decoração do seu imposto de renda.
A princípio de tudo será feita uma restrição no seu CPF que apontará uma condição de irregularidade com a Receita Federal.
E isto pode ocasionar algumas consequências ruins na sua vida, como, por exemplo, a impossibilidade de prestar um concurso público. Porém este pode ser dos males o menor, vamos entender o porquê.
Multa por não Apresentação: entenda mais sobre o imposto de renda 2022, porque é aconselhável evitar que isto ocorra
Se por algum motivo você teve algum problema e não enviou a sua declaração de imposto de renda dentro do prazo estipulado pela Receita Federal, mesmo que haja custos adicionais para solucionar o problema ainda será a melhor opção.
A multa para quem atrasou a declaração está em 1% ao mês sendo no mínimo de R$165,74 podendo chegar ao máximo de 20% do imposto devido pelo contribuinte.
Caso você continue sem dar uma solução a este problema você está sujeito a alguma medida de investigação por parte da Receita Federal.
Multa : entenda mais sobre o imposto de renda 2022: Não declarei o imposto de renda, quais consequências posso sofrer?
Tendo em vista todas essas oportunidades que a Receita Federal proporciona para que você regularize a situação, e mesmo assim você persistiu na não declaração, você será considerado pelo governo brasileiro como sonegador de impostos.
E as consequências desta ação são:
- Multas e penalidades citadas acima;
- Também receberá um processo administrativo isto significa que todas as suas movimentações financeiras serão investigadas, este processo é chamado de malha fina;
- E um dos maiores danos que podem acontecer é você ser considerado um criminoso pela justiça por fazer sonegação fiscal. Essa penalidade pode levar até cinco anos de prisão.
Esta situação de sonegação é uma atitude extrema, mas que pode ocorrer nos casos mais graves, quando, por exemplo, os valores que são sonegados são muito altos ou quando esse tipo de ação já sucedeu por diversas vezes.
O cálculo do imposto de renda é feito de acordo com a renda anual, contudo ele é pago mensalmente. Então se a faixa de renda for variável, pode ser que você se enquadre em uma alíquota de imposto de renda em mês ou outro durante ano.
Nestes casos além de gerar o aumento da restituição, pode acarretar em pagamentos adicionais, entretanto isso vai depender muito de cada caso analisado.
Como vimos o não pagamento dos impostos é um agravante âmbito criminal com grandes chances de prisão. E caso de ocorrer o lançamento de uma auto infração é estabelecido por regra que seja lançada uma multa de 75% do valor devido.
Nesta medida pode chegar a até 150% caso a situação seja entendida como uma tentativa do contribuinte de ocultar alguma informação da Receita Federal.
Então é sempre bom fazer a declaração de forma antecipada, pois além de evitar a perda do prazo, você ganha tempo para preparar os documentos e também verificar se não existe alguma inconsistência que deve ser resolvida antes do envio.
Por fim, se você queria saber da multa por não apresentação: entenda mais sobre o imposto de renda 2022, já tem as informações necessárias para se manter regular com sua declaração. E lembre-se de não deixar para última hora!