Veja como o isolamento e suas demandas trouxeram mudanças de comportamento introduzidas em decorrência da pandemia e como elas impactam a sociedade atualmente.
A pandemia do Novo Coronavírus nos obrigou a permanecer em casa em situação de isolamento social como a maioria de nós nunca havia antes experimentado.
Pandemia e comportamentos colaborativos
Para alguns, o isolamento durou menos tempo em virtude de necessidades de trabalho presencial, mas para outros que conseguiram trabalhar em home office ou para estudantes, esse período pode ter sido prolongado por mais de um ano.
O fato é que se manter isolado é uma forma colaborativa de comportamento que muitos de nós aprendemos a ter, não só em virtude de se preservar e à família, mas também como uma maneira de não contaminar outras pessoas em locais públicos.
A necessidade de cuidados como uso de máscara, desinfecção com álcool gel das mãos, de carrinhos de supermercados e compras, nos obriga também a olhar para a sociedade como o que ela realmente é: um meio de dependência mútua.
A colaboração, portanto, foi uma das mais importantes mudanças de comportamento introduzidas em decorrência da pandemia.
Mudanças no ambiente de casa
Quem passou mais tempo em casa experimentou mudanças na rotina que podem ter impactado profundamente nossa convivência em família. Se a vida até então era corrida a ponto de mal conseguimos ver quem morava na mesma casa, a pandemia trouxe impactos profundos quanto a isso.
O fato é que conviver muitas ou até todas as horas por dia com as pessoas que moram na mesma casa pode não ser nada fácil, sobretudo no início, quando não temos noção ainda de como respeitar a individualidade e o espaço de cada um.
O resultado é que o início da pandemia multiplicou potencialmente o número de divórcios e quem se manteve casado ou em convivência com os filhos precisou aprender a conviver melhor.
Essas mudanças de comportamento introduzidas em decorrência da pandemia em geral podem ter sido muito positivas, já que grande parte das pessoas investiu em medidas para ter mais conforto e convivência pacífica em casa.
O consumo de Arte e Cultura por parte das famílias em conjunto é um bom exemplo de impacto positivo que tende a permanecer. A transmissão de shows em lives e ações como aulas de desenho para as crianças pode ser uma chance única de convivência proveitosa no ambiente de casa.
Mudanças no trabalho
No trabalho as maiores mudanças de comportamento introduzidas em decorrência da pandemia não poderiam ser mais expressivas do que a tecnologização que avançou ainda mais.
Se a informatização já era uma tendência da qual não poderíamos escapar por muito tempo, a pandemia apressou essas ações em anos e até décadas dependendo do setor de mercado.
Trabalhar à distância pode ser uma tendência que se manterá porque ainda que a empresa perca em presença dos trabalhadores e possibilidades de supervisão mais próxima, outros benefícios para ambos foram estabelecidos com sucesso.
Uma das vantagens é a economia com transporte, o conforto de trabalhar em casa e a possibilidade de trabalhar por metas e tarefas ao invés de somente horas de presença no trabalho, como costumava ocorrer.
Em muitos setores o que aconteceu foi uma verdadeira revolução tecnológica. Na Educação as aulas remotas em tempo real ganharam aplicativos e instrumentos nunca antes utilizados e atendimentos em diversos setores puderam ser feitos por meio da internet.
Assim, se não há dúvidas que as mudanças de comportamento introduzidas pela pandemia se deram em razão do medo e de uma situação muito difícil, podemos ter aprendido com ela muito mais do que imaginamos em termos de convivência.