R. Antonio Pereira Guimarães, 196 - Poços de Caldas - MG
(35)3722-8860

Declaração De Imposto De 2022: Condições Especiais Para Você

Declaração De Imposto De 2022: Condições Especiais Para Você

A Receita Federal informou na última semana, as novas determinações e maneiras de acessar o programa do Imposto de 2022.

Mas o governo trouxe estas mudanças para ajudar na tecnologia do procedimento, garantindo mais agilidade, como, por exemplo, os novos modos de acesso ao sistema e ao Pix para receber os valores da restituição ou pagamento do (DARF).

A seguir veja o que muda na hora de declarar seu Imposto de 2022 e como isso vai te ajudar.

Declaração de imposto de 2022: Condições especiais para você:

Receber a restituição ou pagar o DARF pelo Pix

As novidades no Imposto de 2022 são a integração do sistema da Receita Federal ao Pix, para a restituição dos contribuintes e redução de reagendamentos para pagamentos por erros no preenchimento da declaração ou caso você troque de banco.

Para poder usar, é preciso que o CPF do titular seja igual a chave do Pix. Não pode ser nenhum outro meio, apenas este documento.

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) pode ser pago também por Pix. Antes a operação só era feita por boleto bancário ou com os dados da conta bancária.

Agora você pode acessar o sistema usando a conta Gov.br

Em 2022, os contribuintes que entrarem no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) usando o código de acesso não vão conseguir utilizar todas as funções da plataforma como ver a declaração de períodos anteriores, por exemplo.

Para acessar ele completo, nesse ano, será necessário usar a conta Gov.br nos níveis prata ou ouro. O acesso pelo código ao e-CAC continua funcionando, porém o contribuinte apenas visualiza dados sobre a malha-fina.

Quando acessá-lo com a conta Gov.br ele permitirá fazer consultas, preencher e enviar a declaração do Imposto de Renda.

Declaração pré-preenchida e carne-leão

A declaração pré-preenchida do Imposto de 2022 conta com as informações principais do contribuinte concedidas à Receita Federal, como empresas, bancos, médicos, imobiliárias, entre outros. Em 2022, apenas vão usar esta declaração os cidadãos que tiverem uma conta Gov.br.

Mais uma novidade para este ano, é que esta declaração agora é integrada ao carnê-leão. Com isso, será possível acrescentar essas informações de forma automática à sua declaração do Imposto de 2022.

Faça a declaração no aplicativo e acabe no computador

Os sistemas da Receita Federal pela primeira vez serão integrados, permitindo que o contribuinte comece a preencher o documento em um aparelho e acabe em outro.

Por exemplo, você começou a preenchê-lo pelo app “Meu Imposto de Renda”, mas não possui algumas informações, ou os documentos que vão ser anexados estão salvos no computador. Então em 2022, quem acessar o sistema por meio da conta Gov.br conseguirá salvar as informações e acessá-las em outro dispositivo, facilitando assim o processo.

Auxílio Emergencial

Em 2021, 650 mil pessoas precisaram devolver o benefício do Auxílio Emergencial durante o ano por meio de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs).

Agora neste ano, os contribuintes que o receberam, em 2021, deverão somar os valores aos rendimentos tributáveis. Isto é, se o número ultrapassar os R$ 28.559,70, a pessoa será obrigada a declarar o Imposto de Renda.

Então se você está com dúvidas, faça sua declaração de Imposto de Renda com uma empresa que já possui anos de experiência!

Na Visão Contábil, as declarações de Imposto de 2022 serão feitas por profissionais. Não é apenas preencher um documento, mas você vai contar com uma assessoria tributária! Acesse nosso site e saiba mais!

 

Mostrar Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *