R. Antonio Pereira Guimarães, 196 - Poços de Caldas - MG
(35)3722-8860

Impactos da Covid na economia global e na brasileira!

Impactos da Covid na economia global e na brasileira!

Os impactos da Covid na economia global e na brasileira só poderão ser mais precisamente medidos daqui há alguns anos, já que no momento em que ainda estamos começando a sair do cenário mais grave de mortes e recessão econômica não é completamente possível compreender a totalidade desses impactos.

O certo é que possivelmente entramos em uma das maiores recessões já vistas nas últimas décadas e precisaremos aprender a lidar com as consequências econômicas e sociais desse inesperado cenário.

Impactos na economia global

Pensando sobre os impactos da Covid na economia global e na brasileira é preciso entender que o cenário mundial impacta diretamente no país, influenciando de diversas formas a situação do Brasil daqui em diante.

Já no ano passado economistas apontavam que, em termos de crise mundial, enfrentaríamos o pior cenário desde a Segunda Guerra Mundial. Segundo o Banco Mundial, as rendas per captas caíram potencialmente mesmo nas maiores economias do mundo.

Uma das questões é que, apesar de mesmo nas grandes economias do mundo os impactos poderem ser sentidos, é fato que os países menos desenvolvidos sentem com mais força e menos recursos os danos causados por uma crise econômica dessa natureza.

Assim, se a solidariedade nos auxiliou a cumprir medidas duras de isolamento social, possivelmente podemos imaginar em alguma união dos países para recuperação de cenários mais drásticos em relação aos danos causados pelo Covid em locais mais pobres.

Impactos na economia brasileira

Quando consideramos o Brasil diante dos impactos da Covid na economia global e na brasileira, apesar de sermos interdependentes de outros países em relação à economia, exportação e importação, temos também que o país possui especificidades.

Sendo um país muito grande e bastante populoso, foi considerado um dos países do mundo mais expostos à pandemia do Covid 19 e está entre os maiores números de morte. Apesar disso, nosso país também é considerado como um dos melhores sistemas de saúde da América Latina.

Em termos econômicos, podemos apontar como pontos mais críticos no cenário brasileiros os seguintes:

  • Choques externos de demanda

Esses são os choques causados no Brasil em decorrência da pandemia do Covid 19 por conta das fronteiras de outros países que foram fechados em períodos mais tensos.

O choque de demanda externa provoca problemas para receber produtos importados e prejudica nossa economia em setores que dependem de outros países para produção e comércio.

  • Choques internos de demanda

Já o fechamento por longos períodos da economia brasileira em diversos setores provoca um choque interno de demanda, ou seja, a falta de produtos aliada à redução do consumo interno de diversos produtos.

Em muitos setores de mercado os impactos foram profundos e um número descomunal de empresas fechou suas portas em tempos de pandemia devido ao choque interno.

  • Setor de serviços

O setor de serviços no país foi profundamente afetado especialmente pelo fechamento de turismo na maioria das cidades, imposição de barreiras sanitárias em municípios diversos e o grande impacto nos hotéis e setores de alimentação.

Nesses setores e no de empregados domésticos, a queda de postos de trabalho e aumento potencial das demissões foi realmente significativo. Por outro lado, setores de mediação financeira e setores de imóveis cresceram muito.

Em termos de trabalho, os mais afetados foram os trabalhadores com menor grau de formação e que atuavam em funções pagas com salários mais baixos.

As mulheres também foram mais afetadas em termos de trabalho do que o restante da população e esse fator possivelmente se deve à falta de escola em tempos de pandemia e a necessidade de permanecer em casa.

Como vimos, os impactos da Covid na economia global e na brasileira poderão ser sentidos ainda por muitos anos até que o cenário se normalize completamente.

Mostrar Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *