R. Antonio Pereira Guimarães, 196 - Poços de Caldas - MG
(35)3722-8860

Guerra Na Ucrânia E Seu Impacto No Mundo

Guerra Na Ucrânia E Seu Impacto No Mundo

A Guerra da Ucrânia pode parecer algo recente, mas os conflitos começaram em 2014, quando a Rússia fez a reivindicação da Península da Criméia, que era um território da Ucrânia.

O Governo de Kiev, Ucrânia, não reconheceu essa anexação de território. Em 2022, a Rússia cobra sobre a autonomia de Luhansk e Donetsk e também não vê com bons olhos a ocidentalização da Ucrânia.

Além disso, tem a questão da Ucrânia se alinhar com a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e União Europeia. Todos esses acontecimentos foram levando sucessivos atritos que acabaram levando à guerra.

Veja quais foram – e ainda estão sendo – os principais efeitos deste momento para o Brasil.

Guerra da Ucrânia: Exportações e importações

Dentre as consequências da Guerra da Ucrânia, podemos citar a questão da importação e exportação.

A Rússia é a maior fornecedora de fertilizantes para o nosso país e a guerra fez com que as negociações fossem afetadas.

Consequentemente, produtos ou commodities que dependem desse fertilizante terão os valores afetados.

Além disso, o petróleo também sofreu com a guerra, atingindo o maior preço desde 2014. Sem contar o gás natural, cuja Rússia é a maior exportadora do mundo. Isso afeta a economia global e, consequentemente, o Brasil.

Porém, também há a questão das exportações. O Brasil é um grande produtor e com a Rússia sofrendo bloqueios, o nível de exportação brasileiro pode sumir.

Isso, em tese, é muito bom para o país. Entretanto, acaba acontecendo falta de produtos internos. Ou seja, o preço sobe e os brasileiros são prejudicados pela alta das exportações.

Combustíveis

O Brasil é produtor de petróleo, porém precisa de outros países, como a Rússia, para derivados.

Duas semanas após a Guerra da Ucrânia, a Petrobrás fez um reajuste de 24,9% do diesel, 16,1% do gás de cozinha e 18,8% da gasolina. Como você vê, isso já reflete no bolso no brasileiro.

De acordo com o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), a Rússia é o maior produtor e exportador de petróleo, sendo assim, o preço do barril é totalmente influenciado por esse cenário político.

Alimentos

Mais uma das consequências da Guerra da Ucrânia para o Brasil é a questão dos alimentos.

A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) relatou que nas primeiras semanas do impasse o valor dos alimentos já subiu de 8% até 20% em média.

A Ucrânia é um país com forte agricultura, sendo responsável por grande parte do milho, além de a Rússia ser grande exportadora de farinha de trigo.

Isso reflete no Brasil de duas maneiras: maior exportação de nossos produtos (déficit interno) e falta de fertilizantes. Isso é um dos motivos da alta considerável dos preços.

Câmbio

Os efeitos da guerra também atingem o câmbio, como você já deve imaginar. E isso, por sua vez, afeta diretamente a economia.

Depois de uma semana da invasão da Rússia na Ucrânia, o dólar teve uma queda de 10% do acumulado em 2021.

As consequências da guerra podem ser dadas de formas mais assertivas no momento quando comparamos com as primeiras semanas. Entretanto, ainda é muito nebuloso para dizer, de fato, o que poderá acontecer no futuro.

Isso também depende muito de como os países irão traçar as suas estratégias (tanto os dois principais envolvidos, quanto os outros países do mundo).

Uma coisa é certa: a Guerra da Ucrânia e a Rússia afetam diretamente a economia do mundo. O Brasil tem sentido os efeitos e eles, como todos podem observar, não são os mais positivos.

Mostrar Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *