Ter uma saúde financeira positiva é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa. A área contábil conta com diversos procedimentos importantes para que um negócio esteja de acordo com as leis regulamentadoras e consiga prosperar. Isso pode ser feito com a ajuda de um BPO financeiro.
No artigo de hoje iremos falar sobre o que significa e como o BPO financeiro pode auxiliar as empresas nos diversos processos contábeis exigidos e esperados para seu bom funcionamento.
Confira as informações e verifique se essa não pode ser a saída para sua empresa continuar no azul.
O que é o BPO financeiro
BPO é a sigla em inglês para Business Process Outsourcing, que em português pode ser entendido como Terceirização de Processos de Negócio. Com ele, a gestão financeira de uma empresa passa a ser administrada por uma pessoa experiente e especializada nesse setor.
O investimento em parceiros que auxiliem a gerenciar a vida financeira de empresas está cada vez maior. Os objetivos do BPO financeiro é executar atividades fundamentais para a área financeira, além de poder atuar como consultor para os clientes, tornando as tomadas de decisões mais precisas e focadas nos resultados positivos.
Um dos motivos para a procura de BPO ter crescido tanto é o foco que o empresariado está colocando nas atividades principais da empresa (core business). Dessa forma, a terceirização de áreas secundárias, como a gestão financeira, pode ficar nas mãos de um especialista.
Porém, mesmo que a gestão financeira não seja a atividade principal, ela é essencial para que uma empresa prospere. Por isso, a contratação de pessoas especializadas está se tornando um apoio importante para diversos empreendedores.
Quais atividades o BPO financeiro pode realizar?
É preferível uma avaliação individual para saber as atividades que o BPO financeiro pode desenvolver em cada empresa. Porém, existem alguns serviços que são mais usuais e necessários. Eles são:
-
Contas a pagar e receber
Uma das tarefas que podem ser realizadas pelo BPO financeiro é o pagamento de contas da empresa e auxiliando na cobrança de contas a receber. É possível que o profissional faça os registros adequados das contas, programe pagamentos automáticos, faça demonstrativos de pagamentos e indicadores financeiros.
-
Gestão de fluxo de caixa
Esse é um dos serviços mais requisitados para o BPO financeiro. O fluxo de caixa precisa ser acompanhado de perto para ter o maior controle financeiro. Dessa forma, o profissional irá gerenciar as entradas e saídas de dinheiro diariamente, semanalmente e mensalmente.
É possível programar projeções de gastos, identificar dificuldades financeiras e realizar o acúmulo de informações referentes ao desempenho financeiro do negócio. São atividades fundamentais para direcionar melhor os investimentos e agir com mais segurança para atingir os objetivos financeiros da empresa.
-
Documentos fiscais
Os documentos fiscais auxiliam na preservação dos passos financeiros da empresa. É preciso ter todos os gastos e recebimentos em ordem para que a conta feche e não falte dinheiro para os investimentos futuros. O BPO financeiro realiza a emissão de boletos bancários, confirmação de recebimentos de documentos, faturamento de vendas e contratos e demais documentos fiscais que devem ser emitidos pela empresa.
Terceirização que vale a pena
Mesmo que algumas pessoas tenham certo receio em terceirizar a área financeira, o uso do BPO financeiro está ligado às novas formas de atuação no mercado. Esse profissional pode ser muito útil para garantir boa administração e orientar decisões que visem as melhorias de resultados de uma empresa.
Por isso, esse profissional capacitado será cada vez mais visto em empresas que sejam crescer.