R. Antonio Pereira Guimarães, 196 - Poços de Caldas - MG
(35)3722-8860

A contabilidade como um meio de evitar fraudes e evitar erros contábeis

A contabilidade como um meio de evitar fraudes e evitar erros contábeis

Você sabia que a contabilidade como um meio de evitar fraudes e evitar erros é extremamente eficiente? Entenda melhor sobre isso agora mesmo. 

Você sabe como utilizar a contabilidade como um meio de evitar fraudes e evitar erros? As responsabilidades do setor contábil são grandes e qualquer deslize, seja ele intencional ou não, pode gerar severas consequências.

Infelizmente, muitas empresas ainda encaram o contador como uma mera formalidade, mas o papel dele vai muito além de assinar documentos ou fazer o balancete. 

Quando um bom profissional é envolvido, as informações contábeis podem ser utilizadas de forma amplamente estratégica, além de, claro, evitar que erros e fraudes aconteçam. Neste artigo você vai compreender um pouco mais sobre tudo isso.

Como usar a contabilidade como um meio de evitar fraudes e evitar erros

Na prática, como utilizar a contabilidade como um meio de evitar fraudes e evitar erros

Os erros e fraudes contábeis acontecem através do superfaturamento ou alteração de alguns dados nos documentos “oficiais” da empresa. 

A partir do momento que houver organização, assertividade e dados dispostos de forma mais inteligente, essas informações alteradas – que passavam despercebidas antes – se tornarão nítidas. 

O papel de um contador ou de um escritório de contabilidade é trazer os dados de forma estratégica e transparente, mostrando para todos na empresa o que efetivamente está acontecendo.

Além disso, fica sob sua responsabilidade alertar os principais envolvidos dos riscos e consequências que qualquer mínima fraude pode causar.

Toda essa organização por parte de profissionais irá reduzir consideravelmente a chance de erros contábeis que, no final das contas, podem proporcionar grandes prejuízos à corporação. 

Fraude x erros contábeis

A contabilidade como um meio de evitar fraudes e evitar erros é uma realidade, mas qual seria a diferença entre erro e fraude contábil?

Fraude

A fraude, por definição, é algo que ocorre de forma intencional, ou seja, é executada propositalmente e de má-fé. O objetivo é lesionar alguma parte ou até mesmo se isentar de seus deveres e responsabilidades. 

Quando pensamos no contexto contábil, a fraude normalmente acontece quando não há a comunicação de registros (receitas e gastos de uma organização, por exemplo) ou quando há algum tipo de falsificação.

Isso se aplica tanto a uma empresa privada quanto a um órgão público e, infelizmente, acontece bastante no Brasil. 

E como isso acontece na prática? Alguém com acesso às informações omite as receitas ou superfatura a compra de insumos de baixo custo para que o dinheiro seja encaminhado para outras pessoas.

Outro ato de fraude é mudar os dados da empresa para que ela possa ser enquadrada em determinado regime contábil que demanda menos pagamento de imposto. 

Erro

Já o erro é um pouco diferente. Ele pode promover consequências tão graves quanto o que ocorre em fraude, mas ele é algo feito intencionalmente. 

Muitas vezes ele ocorre por falta de conhecimento ou descuido do profissional. É por isso que soluções tecnológicas estão sendo cada vez mais buscadas, visto que, com elas, as chances de erros são consideravelmente reduzidas. 

Conte com bons profissionais

Fica nítido que a contabilidade como um meio de evitar fraudes e evitar erros é eficiente, mas, para isso, é necessário que haja a contratação de bons profissionais. 

Eles serão capazes de reduzir consideravelmente qualquer chance de risco. Além disso, trabalharão com os dados de uma forma muito mais assertiva, inteligente e estratégica. 

De forma direta e indireta será possível reduzir os custos operacionais da empresa e, consequentemente, aumentar os lucros.

Agora que você já sabe que a contabilidade como um meio de evitar fraudes e evitar erros é eficiente, não deixe de investir na segurança da sua empresa. Entre em contato com a Visão Contábil

 

Mostrar Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *