A produção de insumos básicos para a sobrevivência humana está nos campos. É deles que saem toneladas de alimentos para diversas partes do mundo e para alimentar os animais da pecuária. Tamanha expansão que essa área teve nos últimos anos, a contabilidade rural passou a ser uma realidade necessária.
Essa área da contabilidade tem especificidades em sua atuação e difere em alguns pontos da contabilidade tradicional. A globalização e o avanço tecnológico são exemplos de fatores que aumentaram mais ainda a necessidade de uma contabilidade voltada para as atividades do campo.
Para conhecer melhor sobre essa área em crescente expansão, preparamos um conteúdo com as informações mais relevantes sobre a contabilidade. Confira.
O que é a contabilidade rural
A rural é voltada para o empresariado de setores agrícolas, agropecuário, e agroindustrial. São necessárias estratégias específicas para lidar com esse mercado e assim se deu o surgimento da contabilidade rural.
A contabilidade rural auxilia no gerenciamento de estratégias para permitir melhorar os resultados, a produtividade e o lucro nesses modelos de negócio. É preciso levar em consideração que a produção de alimentos derivada do agronegócio depende de fatores naturais para que possa acontecer.
Sendo um mercado com instabilidade e riscos, a contabilidade rural vem para reduzir e orientar quais são as melhores estratégias para obter o melhor das safras e das vendas.
A contabilidade rural tem uma atuação muito ampla, pois precisa lidar com todas as nuances e atividades que envolvem a atividade rural, tais como patrimônio líquido, empréstimos bancários, equipamentos necessários para o cultivo, fertilizantes e sementes e outros. Todos os gastos envolvendo essas atividades devem passar pelas mãos da contabilidade rural para que os profissionais possam estabelecer as melhores condições de compra e venda para o empresariado rural.
Outro ponto importante é que atividade rural é regulamentada por padrões legislativos brasileiros, por isso é preciso que atividade esteja de acordo com tais padrões e a contabilidade rural se encarrega de prestar contas ao fisco e elaborar documentos que servem para regularizar a atividade.
Detalhando as atividades da contabilidade rural
Para ficar mais claro quais são as atividades que a contabilidade desempenha no campo vamos exemplificar as principais funções que o contador terá no trabalho no campo
-
Criação de animais
A criação de animais faz parte dos componentes patrimoniais de um empreendedor rural. Dessa forma é preciso realizar o registro contábil para registrar a receita, os custos e as despesas dessa atividade.
Nos registros de criação de animais devem conter todas as informações sobre os animais pertencentes ao empreendedor tais como idade, qualidade quantidade de novos animais, valor original, etc. As mortes de animais e os utilizados para produção e reprodução também devem estar no registro contábil.
-
Estoque de produtos
Assim como uma empresa que trabalha com produtos, a atividade rural também faz uso de vários deles. São fertilizantes, agrotóxicos e demais produtos essenciais para essa atividade. Os custos e armazenamentos dos produtos também devem estar devidamente registrados na contabilidade.
-
Despesas operacionais
As despesas operacionais são perdas decorrentes de atrasos ou da safra agrícola, por variados motivos. As mortes de animais também são contabilizadas como despesas operacionais.
Benefícios da contabilidade rural
Os profissionais de contabilidade possuem expertise em modelos de negócio. O empreendedor rural que utilizar a contabilidade a seu favor se beneficiará do planejamento e estratégias bem pensadas, formuladas e baseada em dados para melhorar o seu negócio.
A Rural é uma especialização da contabilidade e o aprofundamento técnico desses profissionais pode fazer toda a diferença no direcionamento e no aumento da competitividade de uma empresa no mercado.