Divulgar seu trabalho no período eleitoral com publicidade pode ser veiculada em sites de órgãos públicos, jornais e outros veículos de comunicação desde que não haja desvio de finalidade.
Com finalidade de ser educativa a propaganda não pode citar nomes, conter símbolos e imagens de autoridades e serviços públicos.
Antes de saber sobre como divulgar, como fazer, e principalmente o que não pode ser feito, é importante saber que se manter em atualização com o assunto pois poderá haver modificações.
Período Eleitoral- O que não fazer:
Pela regra do TSE- Tribunal Superior Eleitoral, a partir do segundo dia do mês de Julho para os agentes públicos algumas condutas que podem causar desequilíbrio nas eleições foram vedadas, ficando em destaque:
- Nomear, contratar, transferir ou exonerar servidores públicos, ou cargos comissionados;
- Participar de inaugurações de obras públicas;
- Autorizar publicidade institucional de atos, programas e serviços de órgãos públicos.
Isso acontece para que não seja caracterizado como promoção pessoal de qualquer candidato ou autoridade. As obras e o serviço público continuam sendo válidos e funcionando normalmente.
Campanha ou período eleitoral é o momento que os partidos e candidatos fazem apresentações à população com intuito de votos.
Como fazer propaganda eleitoral?
Geralmente existe um roteiro usado para campanhas, fazendo com que sejam bem parecidas e muitas vezes só mudando o partido e candidato. Mas existem meios para que algo saia diferente do normal.
- A fala tem poder: Começar discursando com uma frase que contém impacto é uma boa alternativa, porém uma das técnicas mais usadas. Outra opção é usar discurso com garantia de que terão algum benefício com o voto.
Gestos e tom de voz são importantes mostrando equilíbrio. Voz forte e com gestos apelam para o lado emocional da fala.
- Aparência é fundamental: Ternos conservadores são comuns entre os candidatos, mas os mais jovens fogem um pouco dessa linha séria. Acreditam que uso mais formal trás proximidade com o público.
Manter identidade visual é importante e viável e coerente, desde que seja confortável e siga a linha de cores mais neutras sem ser vibrante para que não sejam tão chamativas.
Estratégias para divulgar no período eleitoral:
A principal forma é começar um pouco antes, para que tudo comece a fluir com calma, para que desde o início possam acompanhar o processo e saber mais sobre as campanhas. Algumas formas de estruturar a estratégia:
- Criar e movimentar perfis de redes sociais, mas não deixando que o foco fique somente nelas, para ganhar o público uma boa alternativa é ir até ele;
- Construir aliados para que possa ter ajuda durante as divulgações, determinar papéis de quem deve fazer o que faz com que fique mais organizados;
- Fazer mapeamento dos problemas com ajuda do público, ouvir vários lados e versões tem sua importância, pessoas costumam ter diferentes opiniões sobre vários assuntos;
- Trabalhar a imagem antes que tudo comece a acontecer para que tudo aconteça conforme planejado, deixar a imagem para depois pode não ser muito bem vista entre o público.
Diferença entre Marketing Político e Marketing Eleitoral:
- Marketing Político tem em sua composição ações de criar juntamente com o público boas imagens para serem usadas futuramente, visando estruturar a relação entre um grupo de pessoas.
- Marketing Eleitoral foca em ações de comunicação e divulgação sendo de curto prazo e com objetivo definido, sendo mais difícil de ser analisada. É uma complementação do marketing político, no pré e pós eleitoral.
Sabendo todos os passos para divulgar seu trabalho no período eleitoral, é só colocar em prática se já tiver um preparo e comprometimento com tudo que irá acontecer nesse meio. Responsabilidade nunca é exagero.