Atualmente a área de gestão de pessoas tem se mostrado cada vez mais evoluída. Além de mostrarem algumas necessidades que são novidades para muitos. Como os tipos de perfil do líder e do chefe que é um assunto bastante instigante.
É comum ouvirmos dizer que um líder poderá algum dia ser um chefe, porém jamais um chefe chegará a ser um líder, e tal afirmação possui embasamento!
É o que vamos entender ao decorrer desta leitura, a diferença entre essas duas palavras na prática, sobre as suas atribuições e como elas podem se distinguir no meio da gestão de pessoas.
Tipos de perfil do líder e do chefe, qual a diferença?
A distinção desses tipos de perfil do líder e do chefe, veio à tona e começou a ser mais questionada quando o mercado começou a ter uma nova maneira de gerenciamento das autoridades dentro das empresas.
A mudança foi tão grande que hoje em dia pode soar pejorativo ao referir-se aos superiores de determinada empresa como chefes, essa palavra foi substituída por gestores.
A palavra líder e chefe são sinônimos, porém no âmbito empresarial o termo chefe é utilizado para nomear um profissional que possui algum tipo de autoridade com base em uma hierarquia.
Criada na época da revolução industrial, a figura do chefe é utilizada para convicção de que os funcionários estão cumprindo as tarefas a eles designadas de forma correta.
De modo geral podemos definir chefe como uma autoridade que possui conhecimento superior aos demais. Ele designa as funções aos colaboradores e é responsável pelos resultados e metas a serem alcançadas.
Agora quando falamos em líder estamos nos referindo a uma figura que traz inspiração. Este vai liderar as pessoas a fazerem a suas vontades independentemente de situações de pressão.
O líder é um entendedor das competências dos seus liderados e tem a capacidade de gerenciá-las de maneira correta. Além de compreender que tais competências possuem necessidades e comportamentos diferentes de acordo com cada perfil.
Um líder sempre vai fazer com que o ambiente seja democrático apresenta seu ponto de vista, está sempre aberto para receber opiniões das outras pessoas, justamente para motivá-las a alcançarem objetivo da empresa juntos.
No caso do líder nunca vai se tratar de poder sobre as pessoas e sim sobre influência, diferentemente da posição que o chefe assume. O líder sempre vai buscar o trabalho em equipe e a comunicação sem ruídos entre elas.
Tipos de perfil do líder e do chefe, qual a diferença?
Agora iremos apontar as principais diferenças entre essas relações, como:
- Enquanto chefe exerce uma relação de poder. Já o líder vai exercer um papel sempre buscando o viés da democracia, ou seja, o que é bom para todos.
- O chefe sempre vai ser enxergado como aquele que manda, cobra e pressiona. E o líder faz a inversão dessa lógica, pois ele vai acompanhar de perto e auxiliar para que todos consigam fazer a execução de suas tarefas.
- O chefe sempre vai ocupar o topo da hierarquia, enquanto líder não apresenta essa necessidade, pois o líder sempre estará ali disposto para servir a todos da melhor maneira.
- O líder vai apreciar o desempenho da equipe de modo geral e também vai conseguir reconhecer aqueles que se destacaram de forma individual.
O chefe por sua vez é aquele que vai ganhar crédito sobre o trabalho e resultados obtidos pelos outros, em função de benefício próprio.
Podemos concluir que entre os tipos de perfil do líder e do chefe, o mais vantajoso é de se ter um líder em sua empresa. Pois podemos notar que qualquer relação humana que seja saudável e compreensiva sempre funcionará melhor!