A economia é um tema central na vida em sociedade. Mudanças nas dinâmicas e na legislação impactam diretamente o bolso dos brasileiros. Hoje, falaremos a respeito do que deve mudar em relação à reforma tributária e o imposto de renda.
No último setembro, foram propostos novos parâmetros para a economia brasileira que afetam as finanças dos brasileiros em relação às tributações e impostos, impactando tanto pessoa física como pessoa jurídica.
Você terá a oportunidade de aprender um pouco mais sobre um assunto que diz respeito a todos, inclusive, a sua própria organização financeira. Confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito da reforma tributária e o imposto de renda e verifique o que muda de acordo com essa situação:
O que são Reforma Tributária e Imposto de Renda
Afinal de contas, você sabe do que se trata a Reforma Tributária e o Imposto de Renda? Se ainda não sabe, chegou o momento em que você vai descobrir.
É muito importante compreender mais sobre esses dois temas, pois eles impactam diretamente a sua vida financeira, principalmente se você trabalha como autônomo ou possui uma empresa e um CNPJ.
Vamos começar entendendo do que se trata a Reforma Tributária:
Uma Reforma Tributária acontece quando, por pressão da sociedade, mudanças e modernizações passam a ser exigidas na estrutura legislativa de um país, em especial, em relação às leis tributárias e que correspondem à recolhimento de impostos, cobranças de taxas e contribuições, em geral.
A sua finalidade é justamente corrigir possíveis problemas que impactam a vida socioeconômica do país e gerar mais qualidade de vida para as pessoas e fluxo para a economia.
E quanto ao Imposto de Renda, ele corresponde à:
O Imposto de Renda é um dos impostos mais tradicionais na economia e está presente em diversos países. Ele consiste em um tributo, uma porcentagem, que é pago ao Governo em cima da renda obtida ao longo do ano. Tanto Pessoa Física quanto Pessoa Jurídica são contribuintes, uma vez que se enquadrem nos critérios para o recolhimento.
A depender do quanto é recolhido pelo Imposto, o contribuinte pode receber um valor em retorno meses depois.
Agora que você já domina mais esses dois conceitos importantes, vamos entender o que deve mudar em relação à reforma tributária e o imposto de renda?
O que deve mudar com a reforma
Como mencionamos, no último setembro foram discutidas novas diretrizes para a legislação tributária no Brasil e com isso, mudanças irão acontecer que impactaram diretamente a vida dos brasileiros.
Conforme a reforma tributária e o imposto de renda, pessoa física e pessoa jurídica serão afetados. Confira o que vai mudar, principalmente:
-
Para Pessoa Física:
Atualmente a Isenção para o recolhimento do imposto é uma renda de 1.903,98 reais e a tributação é de 15 a 22,5% sobre o ganho. Com isenção de impostos sobre lucros e dividendos.
Com a nova proposta a isenção passa para uma renda de 2.500,00 porém com um acréscimo de 4% na tributação sobre o ganho e uma taxação de 15% sobre lucros e dividendos.
-
Para Pessoa Jurídica:
No geral, propõe uma redução da carga tributária das empresas. Uma redução de 34% para 26% em relação ao IRPJ e CSLL. E uma redução de 1% para as empresas financeiras.
Como é possível perceber, essa reforma traz diversos temas que vão impactar a vida dos brasileiros, e é preciso estar atento às finanças!
Coloque suas finanças em dia – Reforma tributária
Não deixe de regularizar a sua situação financeira e estar em dia com a reforma tributária e o imposto de renda!