Que tal otimizar toda a rotina financeira da sua empresa e ver os negócios crescerem? No artigo de hoje o assunto é a gestão financeira para pequenas empresas e tudo o que você precisa saber a respeito você irá conferir nesta breve leitura!
O Brasil é um país muito promissor para os novos empreendedores e traz muitos benefícios e incentivos para a abertura de novas empresas. Estamos falando, por exemplo, do MEI, das isenções de impostos e também de uma grande oferta de serviços que venham a otimizar a administração desses pequenos negócios e empreendimentos.
Se você possui uma pequena empresa ou pretende investir, é muito importante que você considere as vantagens de optar pela gestão financeira, justamente para organizar as suas finanças, realizar análises consistentes do seu fluxo de capital e poder fazer reajustes, mudanças e previsões mais assertivas para os negócios.
Confira a seguir tudo sobre gestão financeira para pequenas empresas:
O que é Gestão Financeira
Mas então você pode estar se perguntando nesse momento, o que, de fato, é uma gestão financeira para pequenas empresas? Seria esse um serviço específico? E como é feita?
A Gestão Financeira é uma disciplina da área de administração de empresas. Ela pode ser realizada por um departamento ou gestor responsável ou pode ser também, contratada por uma empresa terceirizada ou um consultor e profissional da área de Administração.
A Gestão Financeira visa organizar, vistoriar e planejar toda a rotina financeira de uma empresa. Através dessa prática, é possível identificar possíveis gastos que podem ser excessivos, realizar previsões, orçamentos, organizar investimentos, o cumprimento das obrigações tributárias e muito mais.
A gestão financeira para pequenas empresas se mostra imprescindível principalmente para os profissionais autônomos e empreendedores que não possuem muita experiência e conhecimento na área administrativa e contábil.
Imagine ganhar tempo, ter um fluxo de capital na ponta do lápis e poder prever investimentos, possíveis lucros e reduzir perdas e gastos?
Nesse momento, estamos vivendo um crescimento expressivo no número de profissionais liberais e do surgimento de novas e pequenas empresas, e em todas as áreas do mercado.
A gestão financeira para pequenas empresas é, justamente, aplicável para qualquer ramo de serviços.
Vamos falar mais sobre as vantagens a seguir:
As vantagens de implantar a gestão financeira na sua empresa
Afinal de contas, quais podem ser as vantagens de implantar uma gestão financeira para pequenas empresas no seu negócio?
Muitas pessoas podem pensar que essa prática não é, de fato, necessária e que pode gerar mais gastos. Porém, essa é uma informação incorreta e que vale a pena ser esclarecida.
O que acontece, na realidade, é o contrário. Novos e pequenos negócios que acabam sucumbindo por causa da falta de conhecimento e expertise em relação à administração e as finanças, que por falta de controle e decisões bem tomadas, geram dificuldades e problemas.
As principais vantagens com as quais você passa a contar quando realiza um plano de gestão financeira para pequenas empresas são:
- Otimização de lucros
- Fluxo de caixa bem organizado
- Mais assertividade e previsibilidade
- Mais segurança administrativa
- Estar em dia com as obrigações tributária
- Ganhar tempo e liberdade para ações e decisões mais assertivas
Pequenas empresas em foco: otimização e crescimento!
Se você é um profissional liberal, micro empreendedor individual ou mesmo se você já possui uma pequena empresa, não perca de vista a possibilidade de ter um controle financeiro totalmente otimizado e voltado para o seu lucro!
Para ter mais sucesso e crescimento, aposte na gestão financeira para pequenas empresas e tenha mais controle e segurança nos negócios!